Foi só a primeira tentativa. E correu tão mal! Com a diva Mila lembro-me que ela absorveu a sopinha toda e mais que houvesse. Claro que com a Lola, como em tanta coisa, foi muito diferente. Não gostou mesmo nada. Ao fim da primeira colherada(zinha) desata a chorar...e voltámos ao leitinho.
Felizmente hoje correu melhor. A minha guerreira está a ficar crescida! <3
domingo, 28 de dezembro de 2014
terça-feira, 23 de dezembro de 2014
um Natal especial...
Este ano o Natal vai ter um gostinho muito especial e mais à frente irá surgir um post sobre o porquê do "especial"... Hoje é só mesmo para desejar a todos um Natal muito feliz, cheio de saúde, partilhas, alegrias, sonhos, amor, humor, emoções, momentos inesquecíveis e muita, muita gratidão...porque vos desejamos tudo o que queremos para nós....de coração cheio! Sejam muito felizes e façam deste Natal um amontoar de momentos mágicos e recordações para a vida...porque é assim que as Divas vão viver o Natal. Divas love Christmas!!! And I love my Divas!
domingo, 21 de dezembro de 2014
Mães perfeitas....ou nem por isso!
Gostei tanto deste texto que tenho que o partilhar....porque tal como eu há ziliões de mães a tentarem ser "perfeitas". Vale muito a pena ler.
CARTA ÀS MÃES MAIS QUE PERFEITAS.
in uptolisbonkids.com
sábado, 20 de dezembro de 2014
Febre de sábado à noite....e bolachinhas de chocolate caseiras!
Passei o dia a mimar as Divas! Foram centenas de beijinhos, carinhos, abraços apertadinhos e muito, muuuuito colinho! E deixei de contar as vezes que me senti culpada porque esta casa precisa de ser arrumada. Cheguei à conclusão de que não consigo acumular funções de mãe e dona de casa quando as Divas estão comigo....ganha sempre a Mãe! E por isso mesmo a mãe fez bolachinhas com pepitas de chocolate para o lanche! E boas que estão! Portanto desculpem se vierem cá a casa e não estiver tudo imaculadamente organizado e arrumado. Pelo menos cheira a bolachinhas... E na realidade a casa não está desarrumada... isto é um projecto de decoração personalizado que a diva Mila está a criar cá para casa. Love my Divas!
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Com sono?! Eu?!?! Naaaaaaa...
Voltou a alegria a esta casa. A Mila está felicíssima com o regresso da mana...e eufórica também (o que nem sempre é necessariamente bom...o número de episódios da diva birrenta aumentou consideravelmente! Já perdi a conta às vezes em que me apanhei a respirar fundo e contar até 10...e depois 20...e 30...Tudo para o sucesso de uma parentalidade positiva! E perdoem-me mas em duas ou três birras mais teimosas tive mesmo de lhe sacudir o pó daquele traseiro rechonchudo! Nota: os resultados são imediatos mas nem sempre eficientes a longo prazo! Na realidade acho mesmo que eu me fiquei a sentir pior do que a diva birrenta...
Quanto à baby Diva agora só quer leitinho, colo e passeios. Infelizmente também estamos a ser assombrados por aquelas entidades aterradoras com o nome de cólicas. E que, para piorar tudo, resolvem aparecer a meio da noite. Então entramos no ciclo de leitinho-cólica-choro-embalar/abanar/dar palmadinhas no rabiosque/massagens na barriguinha/tudo o mais que nos venha a cabeça fazer para a aliviar e calar-sessão de gases que dava para fazer subir um balão de ar quente de tamanho considerável-calmaria-soninho bom! Embora na maior parte das noites também de curta duração. Com isto tudo dorme-se em média nesta casa umas 3 horas por noite! Depois outro leitinho e voltamos ao mesmo....como se diz por aí mais uma volta mais uma viagem! Divas, amo-vos muito...mas tenho tanto sono!!!!
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
Sou tão grata...
Regressou a rotina do ritmo acelerado, de andar a correr de um lado para o outro, de ter sempre 30 mil coisas para fazer e mesmo assim arranjar forma de fazer mais umas tantas que vão aparecendo... e o mais importante, claro...fazer tudo isto na companhia das minhas Divas. O sentimento de gratidão que me enche o coração neste momento das nossas vidas é difícil de explicar. É como se o meu coração tivesse passado de apertadinho e asfixiado que estava enquanto a baby Lola esteve no hospital, para algo tão cheio de gratidão que saiu de dentro de mim e me engoliu a mim e às Divas...é isso! O meu coração transformou-se numa imensa bolha de gratidão...gratidão pelos dois anjos que iluminam a minha vida, mas também pelos amigos que me apoiaram incondicionalmente, pelos profissionais que nos acompanharam e ainda pelas muitas coisas que aprendi com esta experiência difícil...Como sou grata pelas minhas Divas!
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
Depois da tempestade...
...parece que está a chegar a bonança. Depois de três semanas de angústia e sobressaltos, a Diva Lola lá foi operada. E devo dizer que não tenho palavras que descrevam a forma fantástica como fomos acompanhados ao longo deste tempo pelas equipas de enfermagem quer do Pediátrico quer da Cirurgia Cardiotorácica. Para já não falar do professor Manuel Antunes e da sua equipa. Realmente há pessoas que amam o que fazem. Achei incrível a entrega, a dedicação e o empenho dos médicos e enfermeiras que encontrei ao longo destas semanas. Obrigada a todos por terem salvo uma das minhas razões de viver!!!
Houve momentos mais negros em que realmente pensei que a minha Lola pudesse deixar-me...neste último fim-de-semana houve momentos aterradores. Depois foi a impotência e o desespero quando ela foi levada para a sala de operações...O medo de não lhe voltar a pegar, não a voltar a cheirar...Mas a minha guerreira lutou, aguentou, venceu e voltou para mim. Já lhe pedi perdão porque me falhou a confiança nela; porque se ela aguentou os sintomas, os tratamentos, as picadas e dores, que mãe sou eu que por vezes achava que não aguentava mais vê-la passar por tudo aquilo???!!! Perdoa-me baby Diva! Ainda tenho muito que aprender contigo mas ensinaste-me tanto nestas últimas semanas!Love you baby Diva!
segunda-feira, 24 de novembro de 2014
Desabafo...porque até uma mãe precisa.
Hoje doeu demais! A Lola está linda, bem disposta e muito refilona. Até muito sorridente mesmo... uma verdadeira baby Diva a brilhar! Se calhar por isso mesmo hoje doeu tanto quando tive que a deixar no pediátrico. Um turbilhão de sentimentos...o desejo de que a cirurgia fosse já amanhã e ao mesmo tempo o alívio por ainda não ser. O terror angustiante e que me asfixia de cada vez que imagino a minha bebé numa sala de operações e ao mesmo tempo a necessidade de ter fé e acreditar que tudo vai correr bem e que a minha bebé vai estar em casa daqui a nada... Nunca me imaginei a passar por nada disto e não tenho palavras para expressar o aperto constante e mesmo fisicamente doloroso que sinto no coração de cada vez que olho para a minha Lola. E é nestes momentos que sou consumida por um medo terrível de a perder, de ficar sem chão debaixo dos pés e sem céu acima de mim...Hoje está a doer demais! Amo-te tanto bebé!
sábado, 22 de novembro de 2014
Os caracóis d'oiro já se foram...e muitas saudades da Lola cá em casa!!!
Já lá vão 15 dias. A Lola continua no pediátrico, embora muito mais estável e bem disposta. Continua apenas a mamar pouquinho e por isso não ganha peso nenhum...aliás, de dia para dia é um sobe e desce...ora ganha 30 gramas num dia, ora perde 30 gramas no outro... A cirurgia está finalmente "na agenda" do cirurgião, utilizando as palavras da cardiologista. Parece que é mesmo nesta semana que aí vem, mas já me tinham dito quase o mesmo na semana passada. Embora na semana passada ela não tivesse chegado à "agenda". Menos mal. Passado o susto de saber que quase perdi a minha baby Diva, agora é a ansiedade de saber aquilo por que ela vai ter que passar. A anestesia, o "corta e cose"... é nestas alturas que nos apercebemos de como todos os problemas que tivemos até agora foram sempre tão pequeninos...Mas tenho a certeza de que em breve estaremos em casa juntos, felizes e muito mais conscientes e gratos de todas as pequenas coisas boas que inundam diariamente as nossas vidas.
Para a Diva Mila hoje foi um dia muito especial. O seu primeiro corte de cabelo! Aos 3 anos e 7 meses de vida finalmente ganhei coragem e deixei que lhe cortassem aqueles caracóis dourados com que sempre a conheci. Doloroso? Um bocadinho. Mas ao mesmo tempo senti muita gratidão porque a minha Diva está a crescer e a fazer-me crescer com ela. E foi tão giro vê-la toda empertigada, sentada na cadeira da "Fenandita". Uma princesa muito vaidosa, é´o que vos digo! Até teve direito a trancinha e brilhantes, qual bonequinha da vida real.
Como sou grata por ter sido presenteada com as minhas Divas. Amo-vos daqui até à Lua...and back...lots of times!!!!!
sábado, 15 de novembro de 2014
A pior semana da minha vida!
O dia do último sábado começou animado...como todos os outros sábados com as Divas cá em casa. Nada me faria imaginar o furacão que iria passar ao final do dia... e o caos de incertezas que chegaria à nossa vida. A Diva Lola sempre foi pequenina e miudinha. Mamava pouco e por isso não ganhava o peso que seria considerado normal... Nunca ficámos alarmados com isso porque ela não mostrava qualquer outro sintoma. Dormia, mamava, fazia os seus xixis e cocós... como a Diva Mila também já tinha feito há 3 anos...tudo normal. Ou afinal não! Sábado de manhã entrou no pediátrico para descobrir porque não estava a ganhar peso e ao final do dia uma notícia que nos devastou... Ainda hoje não consigo descrever exactamente o que sentia enquanto seguia o médico para a salinha. "Os pais sigam-me até aquela salinha que preciso de vos dar uma palavrinha." Foi a pior frase que ouvi nos meus 34 anos de vida. O coração que doía de tão apertado...o frio acutilante e injustificado e que fazia doer o estômago...braços e pernas a tremer...e pela primeira vez na minha vida a sensação de ter o cérebro completamente parado, vazio, oco... Não conseguia sequer pensar na minha filha. Apenas sentia que algo muito mau aí vinha. E fiquei à espera... Como o nosso corpo de prepara inconscientemente para um choque físico, eu estava inconscientemente a preparar-me para algo de muito mau. E chegou! "A bebé tem as veias pulmonares fora do sítio...blá blá blá...tem neste momento pouco oxigénio no sangue...blá blá blá...líquido nos pulmões...blá blá blá... é uma situação corrigível, através de uma cirurgia de peito aberto."
E aí fiquei grata. Chorei de medo, chorei de desespero...mas depois chorei de gratidão! A minha filha está doente, sim. Mas tem cura. Graças a Deus! Resta-me amá-la muito, mimá-la muito, dar-lhe muito colo, beijinhos e xi-corações apertadinhos... E rezar muito para que a operação corra bem. Confio em ti, minha baby Diva. Sei que vais lutar e ultrapassar isto e vais voltar para junto da Mãe depressinha. Amo-te incondicionalmente, minha filha linda!
sábado, 8 de novembro de 2014
É sábado!!! Mexe-te mãe!!!
"Mãe já estou acordada..."
"Mãe, não dormi bem por causa de uma melga..."
"Mãe, não sei da chupeta..."
"Mãe, não quero as meias...."
"Mãe, quero ver os bonecos..."
"Mãe quero isto..."
"Mãe tenho tosse. Quero xarope..."
"Mãe não consigo pôr a mantinha..."
"Quero isto também mãe."
"Mãe, quero leitinho com café...."
"A mantinha caiu outra vez, mãe..."
"Mais açúcar, mãe..."
"Mãe também quero aquele golfinho..."
"Mãe quero croissant com chocolate..."
"Aquelas bonecas são fashion, mãe. Também quero..."
"Mãe não quero o croissant, só chocolate..."
"Mãe, desculpa...a mantinha tem chocolate..."
E só passaram 10 minutos desde que a Diva Mila acordou... Os "quero isto" e "também quero aquilo" vão surgindo conforme vai vendo os anúncios publicitários dos bonecos e bonecas e casinhas e animais e jogos...Hummmmm!Algo me diz que este dia vai ser longo...muito longo!
"Mãe, não dormi bem por causa de uma melga..."
"Mãe, não sei da chupeta..."
"Mãe, não quero as meias...."
"Mãe, quero ver os bonecos..."
"Mãe quero isto..."
"Mãe tenho tosse. Quero xarope..."
"Mãe não consigo pôr a mantinha..."
"Quero isto também mãe."
"Mãe, quero leitinho com café...."
"A mantinha caiu outra vez, mãe..."
"Mais açúcar, mãe..."
"Mãe também quero aquele golfinho..."
"Mãe quero croissant com chocolate..."
"Aquelas bonecas são fashion, mãe. Também quero..."
"Mãe não quero o croissant, só chocolate..."
"Mãe, desculpa...a mantinha tem chocolate..."
E só passaram 10 minutos desde que a Diva Mila acordou... Os "quero isto" e "também quero aquilo" vão surgindo conforme vai vendo os anúncios publicitários dos bonecos e bonecas e casinhas e animais e jogos...Hummmmm!Algo me diz que este dia vai ser longo...muito longo!
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
Sessão fotográfica! Ou como passar de mãe a assistente pessoal de uma Diva!
Sempre quis fazer uma sessão fotográfica com as Divas. Lembrei-me de fazer uma "caseira" mas a fotografia não é das minhas "praias"... Como tal decidi investir numa coisa realmente catita e profissional, daquelas que nos fazem babar e pensar que as nossas filhas deviam estar numa capa de revista de crianças...Ou num anúncio da Chicco...uma coisa assim! Então, eis que no sábado de manhã lá fomos nós todas arranjadinhas, bonitinhas e aperaltadas para a sessão. Ou melhor, elas foram porque a mãe mal teve tempo de lavar a cara e secar o cabelo...enfim, "Diva's first"!
Conhecemos a Bianca, da Foto-Topia. Extremamente simpática, muito sorridente e (viria a aperceber-me mais tarde...) infinitamente mais paciente do que eu no respeitante às Divas. E lá começámos a sessão no nosso lindíssimo Jardim Botânico. Ao princípio tudo normal com as Divas e lá foi a Bianca fotografando qualquer coisa....isto até que a Diva Mila se apercebeu que estava tudo de volta dela....aí resolveu virar verdadeira Diva e toca de exigir...ela queria nozes, ela queria comida para os peixinhos, ela queria mudar a roupa, ela queria tirar o laço do cabelo... quando dei por mim andava de volta dela a atender aos seus pedidos que nem borboleta tonta...juro que cheguei a desesperar!!! Pedi milhões de desculpas à Bianca e tentei explicar que a Mila normalmente até era uma criança fácil...e aparentemente, segundo a Bianca elas até nem se portaram assim tão mal! Chiça!!!Menos mal! Eu estava envergonhadíssima! Passei a manhã toda a correr atrás dos pedidos da Diva e a tentar perceber o que raio se estava a passar com a miúda... Depois lá parei para pensar...e lembrei-me que por alguma razão eu lhes chamo Divas...
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Peço desculpa, sim?!
Peço desculpa mas adoro o Halloween! E já agora admito que também gosto do Carnaval! Para já não falar do Natal, Páscoa, dias disto e daquilo... Sim, sou daquelas pessoas que adora festejos e celebrações. Gosto de ver pessoas felizes e a festejar. Adoro máscaras e disfarces e amo espalhar pela casa enfeites alusivos a todas as festas do ano. Gosto de celebrar a vida....Ou nesta noite específica, a morte e os mortos! É uma festa um bocado "escura"... mas não deixa de ser gira! E que feliz que ia a minha diva "DracoMila"!!!
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
As Divas nos Kioskes! Um dia diferente e muito doce...
E as divas foram mesmo aos Kioskes! Devo admitir que foi um dia hiper cansativo porque tive que conjugar a saída com compromissos profissionais que surgiram entretanto. Mas lá consegui! Viva!!! Ainda não estava era preparada para saídas com as 2 divas!!! Com a Mila já era hábito mas com a Lola é tudo novo. E sabem aquilo que dizem de que 2 filhas são trabalho a dobrar? Nada disso! É muuuuuuito mais! Ele é fraldas, biberões, mudas de roupas (sim, porque as divas têm que estar sempre divas!). Óbvio que ainda temos que levar com algumas birras a meio, tosse, vómitos e nova muda de roupa... e com isto já estamos atrasados. Depois enfia-se tudo no carro e revemos mentalmente o que temos e se não faltará nada. É claro que achamos que não, e só nos apercebemos que falta algo importantíssimo (tipo, a nossa carteira com documentos e dinheiro!) quando já fizemos 10 minutos de caminho...Aí começamos a considerar a hipótese de a saída não ter sido uma ideia assim tão boa. Mas por fim, lá fomos. E acabou por correr lindamente. A Mila adorou os Kioskes...Ou não houvesse algodão doce! E ainda acabámos por comprar umas coisinhas lindas de morrer na nossa amiga Bé Alfazema. A Lola como ainda está muito dorminhoca (durante o dia diga-se, porque à noite nunca tem sono), dormiu a maior parte do tempo, mas ainda conseguimos ver um pouquinho de Aveiro: a ria e os moliceiros chamaram a atenção da Mila...Para a próxima temos que andar num. Ela vai amar... E para terminar a Mila fez um pequeno show de música e dança para as pessoas que estavam a almoçar na Pizza Hut. Com direito a aplausos, prendinhas e balão...Linda! Claro que sou uma mãe muito babada!
E assim se passou um dia diferente com as divas. Cansativo? Muito. Mas valeu tanto a pena! Love you, divas!
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
Fim-de-semana? As divas vão aos Kioskes!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXPvNhBPX7DD6PXwuDrU72jODwPM1QtH3jEAiqPGC1GOmS0RoyDsgDBQ43kx2foLtcoI3ubbyo9TBRN8cDwr0Yl3pSAg9QiMMMwm8C6Q8IWwEUdf7nbvpsHztpXPPJpzs4mkLity064Vyu/s1600/aveiro+kioskes.jpg)
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Keep calm...que ainda hoje é 2ª feira!
Detesto 2as feiras. Não é nada de mais, não sou só eu, bem sei. Mas realmente detesto o dia de 2ª feira. Aliás a minha "nóia" começa a aparecer logo ao domingo, no finalzinho do dia, quando as divas vão para o banho e me apercebo que acabou a sessão de cinema e pipocas, ou a tarde a brincar com as 2 monstras e meia no jardim (a pincher só conta meia, obviamente). E que vai começar a correria de as deixar no infantário, dia a trabalhar, ir buscá-las, jantar, banho, história, cama... Enfim, pensar nisso logo à 2ª já cansa.
O que me vale são os miminhos da Mila logo de manhã (sou uma mãe muito mimada, sim senhora!) e agora também os sorrisos fantásticos da Lola. Tenho que admitir que no espaço de uma semana ela passou de carrancuda a Miss simpatia cá de casa... Agora é vê-la toda sorrisinhos para a mamã! Sou tão grata por ter duas estrelas que brilham assim só para mim e que tornam os meus dias tão mais luminosos e coloridos...até mesmo as 2as feiras.
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
Manhãs especiais...todos os dias! Não fossem as miúdas verdadeiras divas...
Como é bom acordar com o som do vento e da chuva na janela....Peninha mesmo é que não possa ficar na cama "enjoying the moment" com as divas. Amo o cheiro delas pela manhã (sim!... mesmo com o cheiro a fralda da Lola, acho-a deliciosa...). Amo o cabelo desgrenhado da Mila e os "ronquitos" que ela faz imediatamente antes de acordar... Amo os olhos esbugalhados da Lola quando lhe pego para trocar a roupa... Amo o jeito da Mila de se enfiar 30 mil vezes debaixo dos lençóis antes que finalmente eu a consiga vestir... Amo a forma preguiçosa e desastrada que ela tem de se enfiar dentro das camisolas e de andar descalça pelo quarto... Amo o ar sério da Lola quando lhe enfio o gorrinho na cabeça...chega mesmo a franzir o sobrolho, não acha muita piada. Amo a textura do cabelo da Mila enquanto a penteio...Amo os penteados e acessórios que ela escolhe (muito diva...)...Amo escolher as roupinhas minúsculas e fofinhas da Lola...Amo a quantidade de vezes que a Mila diz "Mãmã, gosto muito de ti!"... Amo a imagem da Lola carinhosamente embrulhada no ovo...Amo o jeito ternurento da Mila com a baby diva, a colocar-lhe a mantinha por cima... Amo as minhas manhãs com elas... E sorrio quando penso que amanhã vou amar tudo outra vez...
terça-feira, 14 de outubro de 2014
E se de repente lhe oferecessem....bebidas?!?!...ou algumas memórias do tempo em que eu tinha uma vida social...
Há uns anos atrás, antes das minhas divas aparecerem e exigirem de mim todo o tempo, dedicação e energia possíveis a uma mulher normal (não sou definitivamente uma dessas super-mulheres-e-mães...) existia na minha rotina algo chamado de vida social. Amava poder passar tempo com as minhas amigas, fosse num café de esquina a beber um café rápido e a contar novidades, ou num restaurante mais "catita" com boa comida e melhor vinho a ter longas conversas pseudo-filosóficas... que acabavam inevitavelmente em muitas gargalhadas.
Amava não! Na verdade ainda amo...do coração mesmo. Mas agora com as divas tudo se torna mais complicado... Daí que tenha ficado felicíssima com a ideia de uma "girls night out" numa destas ultimas sextas. E chegada a dita noite, lá fomos nós a um belo restaurante passar um belo bocado...As minhas amigas estavam fantásticas...diria mesmo impecáveis, entre vestidos justos e calções curtos. Já eu, com muito menos roupitas para" socializar" lá fui confortável nas minhas jeans (se bem que fiz uma loucura, arrisquei tudo e regressei aos saltos altos!)
Jantar animadíssimo, comida deliciosa e, como estávamos numa cervejaria, uma excelente cerveja artesanal a acompanhar. Às páginas tantas, entre uma risada e uma garfada de salada, surge um jovem e embaraçado empregado com 3 cervejas que nós não tínhamos pedido. Pediu desculpa mas três senhores que estavam sentados ali perto tinham pedido aquelas cervejas para nos serem entregues...Ouviu-se imediatamente a pergunta "E eles são giros?" E eu juro que por instantes vi o empregado à procura de um buraquinho para se enfiar...
Perante o embaraço do empregado (que sinceramente parecia recear levar com as cervejas em cima...), a cara de espanto das minhas amigas e o aspecto dos 3 senhores que nos tinham oferecido as bebidas houve gargalhadas...mas mesmo daquelas que nos deixam sem fôlego... daquelas que nos levam às lágrimas e nos fazem doer a barriga....Nossa!!! Ai que saudadinhas que eu tinha disto!!!
sábado, 11 de outubro de 2014
"Divoterapia"... ou tardes divertidas com as divas, sem recurso a ecrãs.
Chegou o Outuno! E que felizes que estamos cá por casa... A Mila ama esta altura do ano! Espalhar as folhas que aparecem em montinhos aqui e ali, os acessórios "fashion" que se podem usar agora: cachecóis, chapéus, gorros, meias... Para não falar das poças de água que ficam depois das chuvas... Normalmente comparo a minha diva mais velha à nossa Milka (a nossa labradora chocolate) porque elas têm a mesmíssima reacção quando encontram uma poça de água...Saltam lá para dentro e encharcam-se como se não houvesse amanhã...E devo confessar que é delicioso ver o ar feliz da Mila, aquele sorriso de orelha a orelha, o brilhozinho nos olhos. E até o ar safadito de quem sabe que está prestes a levar um raspanete mas que acha que vale tanto a pena...
Mas como nem sempre dá para ir para a rua quando chove, e porque esta miúda tem demasiada energia para ficar sentada a ver televisão muito tempo (o que não é necessariamente mau, diga-se), encontrei algumas actividades que vou fazer com ela nos próximos meses... Ficam as sugestões. Em breve vamos experimentar outras...'Cause girls just wanna have fun!!!
1. Fazer um piquenique dentro de portas. (Mas se não estiver a chover pode-se fazer também na varanda ou no jardim.)
2. Pintar quandros com os dedos, as mãos, os pés. (Aguarelas, guaches, lápis de cera...)
3. Levá-los para a cozinha e fazer biscoitos de várias formas e com várias decorações...Há imensas possibilidades. Também podem ser cupcakes ou pizzas. Será tão divertido fazê-los como comê-los.
4. Fazer uma festa com músicas e coreografias divertidas.
5. Fazer uma festa de chá.
6. Fazer manicure e pedicure. (A minha "fashion diva" vai adorar esta...)
7. Ver álbuns de fotografias.
8. Brincar com bonecas, carros e jogos de tabuleiro.
9. Fazer pipocas e comê-las enquanto se lêem as histórias favoritas. (Também se podem encenar as histórias em teatrinhos divertidos).
10. Fazer uma busca ao tesouro pela casa toda.
11. Tomar um banho com espuma e montes de brinquedos na banheira.
12. Brincar às escondidas.
13. Tirar fotografias em várias poses e a fazer caretas.
14. Fazer uma passagem de modelos com as roupas dos pais.
15. Deixar as cranças usar maquilhagem. (Outra que a minha diva mais velha vai amar...).
Aproveitem o Outono....e divirtam-se!
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
O primeiro sorriso da Lola....e a semana da moda cá de casa!
sábado, 4 de outubro de 2014
Instinto maternal...ou a falta dele!
Sempre disse que iria ser mãe aos 30, mas conforme se aproximava essa idade sentia que se calhar não era bem assim.... Como professora fui encontrando ao longo dos anos todo o tipo de personalidades infantis e juvenis... Tive excelentes alunos empenhados, "queridos e fofos" que me levaram a amar a minha profissão.... e depois tive alunos a fazer-me "peito" e a querer dar-me uns tabefes...e devo dizer que esses me levaram a questionar...não a profissão mas a vontade de ser mãe. Para mim os miúdos são o reflexo dos pais e acredito piamente que os pais deveriam ser responsablizados pelas asneiras que os filhos fazem na escola... E por isso pensei durante algum tempo que não tinha o que seria necessário para educar uma criança...os meus pais para mim são super-heróis e eu simplesmente não tinha o que era preciso. A paciência, o espírito de sacrifício, as escolhas, a abnegação.... seria demais para mim.
No Verão do ano em que fiz 30, tive a notícia de que seria muito difícil engravidar naturalmente e que teria que fazer tratamentos se quisesse ter filhos. Aí tive a certeza de que a maternidade não era mesmo para mim. Não me chocou muito nem me preocupou. Não sentia que tivesse instinto maternal... os bebés não me levavam a fazer aquelas figurinhas que os adultos normalmente fazem e quando presenciava uma birra pensava sempre que "uma palmada na altura certa" era remédio santo...
Entretanto muito mudou... então parece que afinal eu conseguia engravidar naturalmente ( já que sou actualmente mãe de duas divas...) e pelo que dizem até nem me tenho saído nada mal. A Mila tem 3 anos e é uma criança alegre, curiosa, enérgica... muito teimosa também. A Lola com pouco mais de uma mês ainda está na fase do "come e dorme". Tenho duas princesas que amo incondicionalmente acima de qualquer coisa e por quem dava a vida sem hesitar. Mas ainda assim tenho noção que o tal "instinto maternal" nunca apareceu. Eu não sabia (e muitas vezes ainda não sei) como ser mãe e são elas que me estão a ensinar. É uma aventura épica efectivamente. Todos os dias descubro novas alegrias...e também novas asneiras...e definitivamente novos limites à minha paciência! Mas acima de tudo novas formas de encontrar amor...seja num beijo e num xi-coração apertado da Mila quando a vou buscar ao infantário, seja nos olhos lindos da Lola quando acorda e os fixa em mim... Love you babies!
Subscrever:
Mensagens (Atom)